LISTAS - Os melhores HOSTELS da EUROPA (pt. 2)
Numa viagem, o lugar em que vocês se hospeda é uma parte importante da experiência. Que tal então se ele for confortável e barato, e você ainda puder se divertir e conhecer gente do mundo todo?! É por isso que, com frequência, recebo pedidos de indicações sobre hostels (principalmente na Europa), porque muita gente já sabe que é neles que você pode encontrar tudo isso... Então, aqui está uma lista com as melhores opções do continente! Nesta 2ª parte do artigo, saiba onde se hospedar com o melhor custo-benefício em Berlim (Alemanha), Dubrovnik (Croácia), Amsterdam (Holanda), Riga (Letônia), Praga (República Tcheca), St. Julians (Malta), São Petersburgo (Rússia) e Kiev (Ucrânia).
1.jpg

Como eu disse na 1ª parte do artigo, esse tipo de hospedagem é cada vez mais procurado - sobretudo na Europa - porque, além de conciliar bons preços com a chance de conhecer gente do mundo todo, alguns deles (como os desta seleção) ainda têm uma série de outros atributos que lhes dão uma relação custo-benefício sem igual: conforto, localização, estrutura/instalações, limpeza, atendimento, serviços, atmosfera, etc!

 

Mas antes de irmos aos nomes, vale relembrar alguns avisos:
 

  • Os hostels NÃO estão rankeados, não só porque fazer isso é extremamente difícil de fazer quando todos têm uma altíssima avaliação geral, mas também porque vários deles têm peculiaridades especiais, sem paralelo nos demais pra fins de comparação. Portanto, a sequência é aleatória, estando eles apenas em ordem alfabética por país, sendo que neste artigo vou falar dos 5 hostels e das 3 "Menções Honrosas" finais deste "Top 10 + 6" - desta vez, distribuídos por 8 países diferentes!

 

  • Eu não estou ganhando NADA pra falar bem desses hostels! Eles estão sendo citados aqui simplesmente porque eu acho que merecem, já que fiquei em todos e, com base em toda a minha experiência em viagens, são lugares que realmente me deram uma ótima impressão. O único lucro que eu posso vir a ter por indicá-los é uma pequena comissão, caso você reserve sua hospedagem em algum deles através dos links do Booking que estão na descrição de cada hostel - salientando que você não paga absolutamente nada a mais por isso! 😉

 

  • Não escrevi tantos detalhes sobre cada hostel porque isso você mesmo pode conferir dum jeito bem mais prático, acessando esses mesmos links. Da mesma forma, entrando neles, você também pode ver várias imagens (eu tinha bem poucas fotos próprias dos hostels, então também tirei de lá as que coloquei aqui)! Mas FIQUE TRANQUILO(A), afinal: no Top 10 só há hostels para os quais eu dou notas altas em absolutamente TODOS os quesitos, sendo que os 6 mais especiais estão marcados com isso: DESTAQUE!; e, nas "Menções Honrosas", estão hostels que também são excelentes, mas que só não têm uma nota geral "100%" por causa de algum pequeno detalhe não tão favorável.

 

Vamos então à 2ª e última parte da lista com os melhores hostels europeus! 😃

 

 

 

06 - BERLIN (Alemanha): WOMBAT'S CITY HOSTEL. A unidade da capital alemã dessa famosa rede de hostels é muito ampla e moderna, e tem uma localização excelente (bem no centro da cidade e próxima tanto de pontos turísticos como de estações importantes de trem e metrô). Mas o principal diferencial é mesmo o último andar, onde fica um ótimo bar/restaurante - com café da manhã "top" - cujo terraço ao ar livre é perfeito pra socializar, e ainda tem uma vista sensacional... Tudo isso faz dele um grande DESTAQUE!

wombats hostel berlim alemanha (1).jpg
wombats hostel berlim alemanha (2).jpg

 

 

 

07 - DUBROVNIK (Croácia): PETRA MARINA. Quando reservei minha estadia, achei que o fato deste hostel não estar tão próximo da parte mais famosa de Dubrovnik (a cidadela medieval que foi cenário de "Game of Thrones") seria inconveniente... Ledo engano! Novinho e limpíssimo, ele está pertinho da rodoviária e do terminal de barcos da cidade, numa área que também é linda, e ainda tem um agradável terraço com vista para o mar. E, depois, vi que ficar na cidadela é furada: custa muito mais, é lotado de gente e veículos não entram, então carregar a mala pelas suas escadinhas íngremes e tortuosas dá um trabalhão!

petra marina hostel dubrovnik croacia (1).jpg
petra marina hostel dubrovnik croacia (2).jpg

 

 

 

08 - AMSTERDAM (Holanda): GENERATORMais um dos que está entre os melhores hostels do mundo! Ainda que não esteja tãaao perto do centro da capital holandesa (onde fica a maioria de suas atrações), uma curta corrida de bonde ou uma caminhada um pouquinho mais longa te levam até lá - e mesmo assim, não dá pra reclamar da localização, já que o Generator fica DENTRO de um dos parques mais lindos da cidade: o Oosterpark! Fora isso, ele é gigante, incrivelmente moderno e bonito (a foto de abertura do artigo é de lá!), e ainda tem várias áreas sociais MUITO legais... DESTAQUE!

generator hostel amsterdam holanda (3).jpg
generator hostel amsterdam holanda (2).jpg

 

 

 

09 - RIGA (Letônia): WICKED WEASEL. Ele é compacto, mas tem tudo o que você precisa pra ficar muito bem acomodado na capital letã: localização perfeita (bem no centro histórico da cidade e muito perto da rodoviária), instalações novinhas em folha, área social servida de um bar com as excelentes cervejas locais, uma equipe atenciosa e várias atividades pra escolher e se divertir - dentre elas, uma imperdível (na minha opinião) ida a um shooting range com armas pesadas! 😃

wicked weasel hostel riga letonia (2).jpg
wicked weasel hostel riga letonia (1).jpg

 

 

 

10 - PRAGA (República Tcheca): MOSAIC HOUSE. Assim como a mega-balada Karlovy Lázně, o Mosaic também já virou uma referência (ou quase um sinônimo) da capital tcheca; lá, não tem quem não o conheça, afinal a cidade é pequena e, pelo tamanho e a qualidade deste hostel (que são enormes), é onde quase todo mundo fica! Localização, atendimento, instalações, áreas sociais, limpeza, atmosfera... Simplesmente tudo nele é nota 10. Assim, não tinha como não ser um DESTAQUE!

mosaic house hostel praga republica tcheca (2).jpg
mosaic house hostel praga republica tcheca (1).jpg

 

 

 

"MENÇÕES HONROSAS":

 

  • ST. JULIANS (Malta): INHAWI BOUTIQUE HOSTEL. Ele não fica muito perto de praias ou pontos turísticos importantes, mas ainda assim sua localização é estratégica: a meia distância de quase tudo se você pegar os ônibus que passam ali na frente, e a uma caminhada do "fervo" noturno de Malta (as cidadezinhas de Paceville e a própria St. Julians). O hostel também é bem grande e um dos raríssimos no mundo que tem piscina, o que faz dele um lugar perfeito pra conhecer gente!
inhawi hostel st julians malta.jpg
  • SÃO PETERSBURGO (Rússia): SIMPLE HOSTEL. Devo dizer que não entendi o porquê do nome deste hostel, afinal, de "simples" ele não tem nada! Novo, bonito, confortável e com uma equipe excelente, ele é pequeno e por isso não tem tanta atmosfera, mas tudo bem! A localização é perfeita (pertíssimo das principais atrações de São Petersburgo e do metrô), sendo o único "senão" o fato de que achá-lo é um pouco difícil: ele fica no interior de um quarteirão, e quase não há sinalização.
simple hostel sao petersburgo russia.jpg
  • KIEV (Ucrânia): VESELKA KEY2GATES. Em regra, as ex-repúblicas soviéticas são muito baratas (a Ucrânia não é exceção), e na capital desse país eu fiquei numa suíte só pra mim por menos de € 15 a diária (!!), usufruindo de ótimas instalações e com a comodidade de estar no coração da cidade, perto de tudo e ainda com uma estação de metrô literalmente do lado da porta do hostel! Único defeito: ele fica no 4º andar de um prédio e não há elevador.
veselka hostel kiev ucrania.jpg

 

 

 

Até a próxima viagem! =)

 

 

 

"Destino RBBV"